"Podemos fazer um "mundo possível" compatível com a natureza,ou seja,atender as nossas necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras,basta perceber que pequenas ações podem gerar grandes mudanças e que essas mudanças podem ser iniciadas por você. Dê um clique para a mudança. "
A ONG Rodas da Paz recebe doações de bicicletas novas, usadas, com defeitos ou quebradas.
Consertam/reformam e doam para creches de crianças carentes. As que não tiverem conserto, eles aproveitam para fazer triciclo para deficientes físicos. Conheça mais acessando http://www.rodasdapaz.org.br/
Nos dias de hoje em que tanto se fala de Inclusão Digital a ONG CDI - Centro de Democratização da Informática, busca doações de computadores usados para dar nova destinação ao que poderia ser mais um objeto jogado no lixo e contribuir para o aumento das estatísticas de lixo eletrônico que pode ter uma nova utilidade e poupar o meio ambiente. Se você se interessou pelo tema e quer conhecer ou colaborar acesse http://www.cdi.org.br/
A CDI É uma ONG que trabalha com a população carente do DF e Entorno e que necessita de doações de equipamentos para continuarem o trabalho.
Contato também pelos e-mails:
Marco Ianniruberto - Secretário Executivo do CDI-DF
É impossível falar de arte através de objetos reciclados sem citar o artista plástico brasileiro Vik Muniz mundialmente conhecido pelos seus trabalhos premiados que utiliza do lixo a matéria prima para desenvolver seu ofício. Atualmente sua obra pode ser vista diariamente na abertura da novela Passione. A seguir link da entrevista que ele concedeu à apresentadora Angélica no Programa Estrelas, da TV Globo, onde ele mostra o galpão onde junto com sua esquipe desenvolve sua arte.
Na edição especial de dezembro de 2010 da revista Veja, foram publicadas as histórias de algumas pessoas que obtiveram o sucesso de maneira sustentável.No Brasil e no mundo as empresas vêm descobrindo que,quanto mais sustentáveis elas forem,maiores serão os seus lucros.Vejam alguns exemplos:
Goóc
Quando o vietnamita Thái Quang Nghiã chegou ao Brasil,em fevereiro de 1979,não entendia nem falava uma única palavra em português.Meses antes, ele havia sido resgatado em alto mar no Sudeste Asiático por um navio da Petrobrás.Thái havia fugido de sua terra natal para escapar do governo comunista ,pois havia falado mal do regime e tinha ido parar no campo de concentração.Com o exílio concedido pelo Brasil, o vietnamita abrigou-se em uma favela do Rio de Janeiro.Logo depois mudou-se para São Paulo,onde viveu de pequenos bicos em várias empresas.Sua vida mudou quando recebeu algumas máquinas de costura como garantia de um empréstimo que não fora pago por um colega de trabalho.Foi então que Thái passou a fabricar bolsas.O negócio cresceu de tal forma que ele teve a idéia de produzir calçados a partir de pneus,semelhantes aos que eram usados pelos combates na Guerra do Vietnã.Thái fundou a Goóc,que produz 300 milhões de pares de sandálias por ano usando 800 000 quilos de pneus velhos,principalmente de caminhões.Em 2009,o faturamento da companhia foi de 30 milhões de reais.
Fonte: Revista Veja,edição especial dezembro 2010
De um projeto realizado na cantina da universidade pelo americano Tom Szaky,então com 19 anos,nasceu o projeto TerraCycle.Fundada em 2001 e presente em onze países ,a companhi vende produtos feitos a partir de materiais reciclados sem muito valor,como embalagens de salgadinhos industrializados.Depois de coletadas,elas tornam-se capas de caderno,bolsas e guarda-chuvas.O que chama atenção na iniciativa,entretanto,são as brigadas formadas por pessoas que ganham 2 centavos a cada embalagem recolhida e enviada à TerraCycle.Qualquer um pode participar,desde que a renda seja destinada a entidades sem fins lucrativos.A Terra cycle chegou ao Brasil em fevereiro deste ano e o presidente da filial brasileira é Guilherme Brammer.Atualmente,no país,a empresa mobiliza 127 000 pessoas,que,juntas,já coletam 7,7 milhões de resíduos.Ao todo,mais de 20 000 reais já foram pagos em compensações.A TerraCycle deve faturar 6 milhões de reais no Brasil em 2010.
Existe um investimento cada vez maior em negócios sustentáveis devido ao aumento do interesse da população com relação ao assunto e esses produtos com menor impacto ambiental pode promover mais riquezas para a empresa e para o planeta.Veja alguns exemplos:
Empresa: AmBev Iniciativa:
De 2004 a 2009 a fabricante de bebidas reduziu de 4,37 litros para 3,9 litros o volume de água necessário para a fabricação de 1 litro de cerveja e ainda vende praticamente tudo o que sobra do processo de fabricação.
O bagaço do malte é transformada em ração para gado,a levedura seca é utilizada na produção de temperos e o vidro é reciclado para dar origem a novas garrafas.
Fonte:Revista Veja, edição especial dezembro 2010
Empresa: GE Iniciativa:
No início do ano que vem, a empresa americana lançará no Brasil uma lâmpada de 9 watts com tecnologia LED.
A lâmpada produz a mesma luminosidade das incandescentes de 40 watts,mas com uma economia de 77% de energia elétrica.
Sua vida útil é de 25000 horas,ou desessete anos,conbsiderando 4 horas de uso diário.
Fonte: revista Veja,edição especial dezembro 2010
Empresa:Real/Santander Iniciativa:
O talão de cheques verde foi lançado em 2004 pelo banco Real antes de ele ser absorvido pelo espanhol santander,com uma composição de 75% de papel virgem e 25% de papel reciclado.
Tem um custo de fabricação igual ao modelo tradicional mas a versão de papel reciclado economiza 2,5 milhões de folhas de papel tamanho A4 por mês,o equivalente a 214 árvores.
O santander vende as sobras dos cheques compensados ,que,depois de guardados por trinta dias e microfilmados ,numa espécie de registro digital do documento,são enviados a picotagem para fabricação de papel-toalha e outros produtos.
Fonte: Revista Veja,edição especial dezembro 2010
Empresa: Unilever Iniciativa:
Em julho de 2010 foi laçado uma versão líquida e concentrada do sabão em pó,com o dobro de poder de limpeza.Por ser 3 vezes mais concentrado do que o detergente líquido tradicional,o novo sabão consome 81% menos energia e 62% menos água para ser produzido.
Também pode ser transportado em maior quantidade num mesmo caminhão,oque reduz a emissão de gás carbônico em 76%.
A embalagem do OMO líquido né 100% reciclável
Obs:vocês podem experimentar e pedir a sua amostra grátis, eles entregam em sua casa é só ir para esse site e pedir. (http://www.omo.com.br/omo-liquido)
Os conceitos desustentabilidadeeconsumo conscientetêm sido cada vez mais discutidos na sociedade, mas como o aumento desse debate influenciou o comportamento das pessoas? Hoje, os consumidores aceitam pagar mais caro por produtos verdes? Descartam de suas listas de compra marcas que não estão comprometidas com a sustentabilidade? Exigem mais informações antes de levar um produto para casa?
Essas e outras questões prometem ser respondidas no livro “Metaconsumidor”, que revela o resultado de uma pesquisa, de mesmo nome, realizada em 17 países e, ainda, reúne análises de especialistas em varejo sobre ocomportamento do consumidordo século XXI, que tem muito mais acesso a informações a respeito de sustentabilidade e consumo consciente.
A obra, que foi publicada pela GS&MD - Gouvêa de Souza, é dividida em 12 capítulos e conta, também, com a apresentação de 23 cases de sucesso, nacionais e internacionais, de empresas de varejo e indústrias de bens de consumo que adotaram estratégias de atuação sustentáveis, visando se adaptar ao novo modo de agir do consumidor.
O livro pode ser comprado, por R$ 60, nas livrarias de todo o país e, também, nosite da GS&MD. Há, ainda, uma versão digital da obra, que está disponível na plataforma Kindle, da Amazon.
As garrafas PET's são utilizadas principalmente por indústrias de refrigerantes e sucos que produzem cerca de 9 bilhões de unidades por ano só no Brasil e 53% não são reaproveitadas,ou seja,4,7 bilhões bilhões por ano são descartados na natureza,contamindando rios,espalhados pelos lixões e pelas cidades.
E vocês sabiam que uma garrafa PET demora no meio ambiente cerca de 400 anos para se degradar?
E quando ela é jogada com o lixo, prejudica a decomposição natural do mesmo,pois impermeabiliza certas camadas, não deixando circularem gases e líquidos.
Por isso,reciclando a garrafa PET,estaremos ajudando a natureza ,economizando recursos naturais,muita água e energia.Então, aí estão algumas dicas para criar coisas bem legais com suas garrafas PET's.
O próximo vídeo mostra como fazer uma caixinha com uma garrafa pet.Nela você pode guardar várias coisas como bijuterias,papeis,usa-lo como cofrinho e outros
No próximo vídeo a mulher vai fazer uma lâmpada com garrafas PET.Está em espanhol mas dá para entender.Ela fala que você utilizará mais ou menos 30 garrafas e você deve cortar mais ou menos 2 a 3 centímetros aproximadamente,medindo da base até o topo da garrafa e grampeando uma ao lado da outra,ela tomará a forma circular naturalmente e deve-se deixar de colocar a última garrafa para que a bola não fique totalmente tampada,pois este buraco servirá para você colocar a lâmpada.
O próximo vídeo é um porta papel higiênico,muito criativo:
Brinquedos
Obs:Gente, esse brinquedo é para o seu cachorro,e deve possuir alguns furos do tamanho da ração que você vai colocar, para que de vez em quando caia alguns fora da garrafa pet para seu cachorro se divertir comendo e não desistir do brinquedo.
Eu adorava esse brinquedo!(brinquedo de vai e vem)
O próximo vídeo mostra como fazer um jogo de argolas e os benefícios que ele traz:
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
O que é uma composteira?
É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente, as feitas em locais pequenos possuem proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
Qual a vantagem deste processo?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.